MULHERNOTÍCIAS

Novembro inicia a ação “16 Dias de Ativismo” pelo fim da violência contra a mulher

Durante o Outubro Rosa, a Fessp-Esp, representada pela diretora de Assuntos da Mulher, Kátia Rodrigues, reforçou as atividades que marcaram a campanha de conscientização para a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo pesquisa recente, 40% das mulheres com mais de 40 anos que precisariam fazer os exames preventivos não o fizeram. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo.

“A maior arma no combate ao câncer de mama é o diagnóstico precoce. É preciso fazer o auto-exame, ir ao ginecologista com regularidade, fazer mamografia. Quando a doença é detectada na fase inicial, as chances de cura são elevadíssimas”, alerta Kátia

E com o início do mês de novembro, a diretoria de mulheres da Federação estará empenhada em atos e mobilizações de rua na campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Kátia explica: “Entre 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, sindicalistas, movimentos populares e de mulheres reforçarão a luta pelo fim da violência de gênero”.

Cerca de 150 países participam da campanha. No Brasil, a ação ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o Dia da Consciência Negra.

Durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, foram registrados 1.350 casos de feminicídio em 2020, ou seja, um a cada seis horas e meia, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os números mostram que a violência contra a mulher tem trilhado uma trajetória de alta —o feminicídio cresceu 8% de 2018 para 2019, de acordo com dados atualizados—, apesar do endurecimento da legislação em anos recentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *