NOTÍCIAS

Live debate avanços dos 15 anos da lei Maria da Penha

A Feesp-Esp participou sexta-feira, dia 27, de importante live promovida pela Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), para marcar o Agosto Lilás e os 15 anos da Lei Maria da Penha. Entre os homens que participaram, marcaram presença os presidentes da NCST José Reginaldo Inácio, e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos.

Com o tema “15 Anos de Combate à Violência contra a Mulher e a Inclusão da Violência Psicológica no Código Penal”, a live contou com a presença de Maria da Penha, que foi homenageada pelas participantes.

Em sua fala, Maria da Penha contou sua história e trajetória de lutas até a relevante conquista jurídica,  um marco no combate à violência contra a mulher.

A atividade também apresentou os desafios pela redução da violência doméstica, bem como os recentes avanços, como a inclusão da violência psicológica contra as mulheres no Código Penal brasileiro.

Assessora jurídica da Nova Central e da CNTI, Dra. Zilmara Alencar apresentou aspectos da recente Lei que pune a violência psicológica, de modo a instrumentalizar as mulheres para identificação e o combate às diversas modalidades de intimidação. Violências que resultam, em muitos casos, em traumas permanentes.

Kátia Rodrigues, diretora de Assuntos da Mulher da Fessp-Esp e da NCST-SP participou. Para Kátia, eventos como esse são fundamentais para aprofundar o debate sobre o tema. “A Lei Maria da penha foi um avanço, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para acabar de vez com esse cenário de violência que aflige mulheres e meninas. Há décadas temos trabalhado nesse sentido, mas essa é uma luta de toda a sociedade. Não somente das mulheres”, afirmou nossa diretora.

Na avaliação de Sônia Maria Zerino, diretora de Mulheres da NCST e da CNTI e uma das coordenadoras da live, a atividade alcançou o objetivo de fortalecer a luta no combate a violência contra as mulheres na agenda sindical brasileira.

“Conseguimos reunir grandes lideranças das mais diversas categorias, de Norte a Sul do país, dispostas a colocar o tema entre as prioridades, compartilhando informações e colaborando com a conscientização coletiva, uma nobre tarefa que muito nos honra”, reforçou Sônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *