NOTÍCIAS

Em ato histórico, servidores ocupam as ruas contra a PEC 32

Servidores públicos municipais, estaduais e federais de 19 estados e do Distrito Federal foram às ruas na manhã desta quarta-feira (18) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, da Reforma Administrativa. O Fessp-Esp teve forte participação.

Os atos foram transmitidos ao vivo pelas Centrais Sindicais das 16 às 18 horas. Lineu Mazano, presidente da Fessp-Esp, do Sispesp e secretário nacional do Plano dos Servidores Públicos da Nova Central, foi um dos comentaristas da live. Nosso presidente destacou a importância da unidade de ação e do papel histórico d mobilização, que integrou entidades do setor público e privado.

“Servidores marcaram um grande passo com atos e manifestações Brasil afora em diversas regiões lutando contra a Reforma Administrativa. Mas não foram apenas os servidores. Com apoio das Centrais e movimentos sociais, desde as primeiras horas da manhã trabalhadores da iniciativa privada estavam conosco nas portas das fábricas, terminais de ônibus e garagens para lutar contra essa proposta que vem para destruir o Estado brasileiro, no sentido de manutenção de políticas públicas, principalmente nas em setores estratégicos, como de educação, saúde, segurança,entre outros”, afirmou Lineu Mazano.

Assista à live na integra

A proposta, de iniciativa do governo Jair Bolsonaro e de seu Ministro da Economia, Paulo Guedes, a PEC 32 destrói o serviço público, agravando as condições de trabalho de professores, médicos, enfermeiros; inviabilizando a contratação de futuros servidores por meio de concurso público.

O texto da matéria legislativa “prejudica, ainda mais, a população socialmente mais vulnerável, que precisa do serviço público e o quer modernizado e não destruído”, avaliam as lideranças do movimento nacional.

Participando das manifestações, sindicalistas entraram na live em tempo real para dar o seu recado contra a Reforma Administrativa e seus prejuízos à população.
Em São Paulo, a mobilização aconteceu na Praça da República, região central. De lá, os manifestantes caminharam até a Praça João Mendes. O ato foi encerrado às 19h. Estiveram presentes representando a Fessp-Esp, Kátia Rodrigues, diretora de Assuntos da Mulher; o tesoureiro Joalve Vasconcelos, e a diretora de Assuntos Parlamentares, Desirée Sepe de Marco.

Kátia, que também ocupa a pasta das Mulheres no Sispesp, na CSPB e na Nova Central-SP, falou de cima do caminhão de som e alertou para a importância de ampliar o engajamento e a participação nas manifestações, que visam interromper os “incalculáveis” retrocessos resultantes de uma eventual aprovação da PEC 32.

“É um dia de luta contra esse governo e contra a PEC 32. Os servidores da educação,da saúde, da educação, da segurança pública serão os mais prejudicados com a aprovação dessa PEC. Mas, de um modo geral, todos serão prejudicados, não apenas os trabalhadores da ativa. O aposentado também vai sofrer”, assegurou Kátia.

Para a dirigente, foi um dia marcante. “São mobilizações como essa vão fazer a diferença. Precisamos denunciar à população e aos trabalhadores nas bases que essa luta não é só dos servidores, mas de todos nós. Toda a sociedade será prejudicada caso a Reforma Administrativa seja aprovada. Portanto, precisamos continuar lutando. Porque sem união não vamos vencer a PEC 32”, afirmou Kátia.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Confira abaixo a galeria de fotos da manifestação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *