DIRETORIAMULHER

Diretora do Sispesp participa da revoada de balões do Outubro Rosa

Kátia Rodrigues, diretora de Assuntos da Mulher da Fessp-Esp e do Sispesp, participou quarta-feira (20), da Revoada de Balões em celebração ao Outubro Rosa.  A atividade, promovida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) e Secretaria da Justiça e Cidadania, visa chamar a atenção da sociedade para importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Kátia Rodrigues é membro do Conselho Estadual da Condição Feminina, composto por 21 mulheres da sociedade civil, 10 do governo e uma representante do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo.

Na avaliação da conselheira e diretora da Fessp-Esp, eventos como esse são fundamentais para alertar as mulheres sobre a importância do auto-cuidado. “A maior arma no combate ao câncer de mama é o diagnóstico precoce. É preciso fazer o auto-exame, ir ao ginecologista com regularidade, fazer mamografia. Quando a doença é detectada na fase inicial, as chances de cura são elevadíssimas”, alerta ela.

Além da tradicional revoada, com a soltura de 2 mil balões cor de rosa, do Pátio do Colégio (Centro de SP), a atividade promoveu palestras sobre a “Prevenção e cuidado sobre câncer de mama”,  ministrada pela dra. Clarisia Mony Ramose, presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama;  e “A autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, pela jornalista Vera Golik, idealizadora do Projeto de Peito Aberto.

Segundo pesquisa recente, 40% das mulheres com mais de 40 anos que precisariam fazer os exames preventivos não o fizeram. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Diversos são os fatores que estão relacionados à doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, etc.

Conselho – A Revoada de Balões no Outubro Rosa é realizada pelo Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) há seis anos. O Conselho foi criado em 1983 e tem entre suas atribuições, formular diretrizes e promover, em todos os níveis da Administração Direta e Indireta, atividades que visem a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações que a atingem, propiciando a sua integração e autonomia na vida socioeconômica, político–cultural e no exercício pleno da cidadania. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *