NOTÍCIAS

De onde os governos podem tirar dinheiro para pagar a crise?

Inês Ferreira
Este é o título do vídeo produzido pela ISP (Internacional de Serviços Públicos) que está sendo distribuído pelas redes sociais, desde ontem, para conscientizar a sociedade sobre a injustiça fiscal no Brasil. O vídeo foi produzido em parceria com o Le Monde Diplomatique e Fundação Friedrich Ebert Stiftung .
A organização pesquisa e roteiro do vídeo é de Gabriel Casnati, da ISP. O vídeo mostra que a recessão, agravada pela pandemia, fez os governos aumentarem os investimentos públicos como forma de reduzir os impactos socioeconômicos gerados pela emergência sanitária. Agora, como essa conta será paga é tema central do debate público.
Segundo informou os divulgadores do vídeo, a ISP e o Le Monde Diplomatique, existem diversas alternativas para financiar o aumento dos investimentos sociais, diminuindo os impostos sobre os mais pobres e aumentando para o 1% mais rico da população.
Justiça Fiscal
O Brasil é uns dos países da América Latina onde a tributação fiscal tem uma das composições mais perversas e que gera desigualdade social e impossibilidade de investimento social.
A tributação brasileira é regressiva (ricos pagam menos que pobres), incide basicamente no consumo, donos de grandes latifúndios não pagam impostos, isenções fiscais beneficiam quem tem grandes fortunas e o índice de evasão fiscal é altíssimo.
A ISP é uma das entidades que defendem uma reforma Tributária Solidária com objetivo de aumentar a arrecadação e corrigir as distorções atuais.
A entidade tem outros três vídeos produzidos no ano passado que tratam sobre Justiça Fiscal na América Latina. O tema é uma das bandeiras de luta do sindicato internacional de trabalhadores dos serviços públicos e está presente em 136 países, representando 20 milhões de trabalhadores. Entre eles o SINDCOP, o único sindicato de Policiais Penais da América Latina que participa da ISP.
O trabalho é patrocinado pela Fundação Friedrich Ebert Stiftung – a mais antiga fundação política da Alemanhã, com rica tradição da social democracia e tem como missão divulgar o legado político do primeiro presidente alemão eleito democraticamente.

Assista o vídeo aqui.

Outros vídeos

1- ISP

2- ISP

3 -ISP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *