MULHER

SP: Fessp-Esp participa do Encontro Sub-regional da ISP Brasil

Hoje, 08:26:49


por Kátia Rodrigues
 

Na manhã de terça-feira (22/09), Kátia Rodrigues, Diretora de Assuntos da Mulher, Gênero e Juventude do Sispesp; Fessp-Esp; CSPB e NCST-SP, participou como delegada e membro do  IAMREC – Comitê Executivo Interamérica, do grande encontro anual no SUBRAC – Encontro Sub-regional da ISP Brasil, realizado pela primeira vez vitualmente nos dias 22 e 23 de setembro.
 
Na abertura do evento virtual, Jocélio Henrique Drummond, Secretário Regional ISP – Interaméricas, Denise Motta Dau – Secretária Subregional ISP – Brasil e Junéia Martins Batista – Membra do Comitê Mundial da ISP, saudaram os participantes e, em especial, Rosa Pavanelli, Secretária Geral da ISP, que discursou sobre os impactos internacionais da pandemia nos países da Europa e no mundo.
 
 “A ISP foi muito atuante neste período de pandemia. Focamos na importância dos  equipamentos (EPIS), na Campanha Mundial que realizamos com o tema “Trabalhadores Protegidos Salvam Vidas”. Criamos  materiais e vídeos  para nossas filiadas, sobre as perdas na arrecadação nas  grandes fortunas, denunciamos os paraísos fiscais, e lutamos por uma Reforma Tributária justa, solidária e progressiva. Atualmente o  Brasil  encontra-se  com um dos piores presidentes do mundo, sendo necessário  criar alianças para lutar pela democracia”, discursou Rosa.
 
O encontro reuniu delegados das entidades filiadas à ISP – Internacional de Serviços Públicos, observadores e convidados. Com um público virtual e participativo de 60 pessoas na sala, o evento virtual seguiu debatendo e apontando e encaminhamentos dos Comitês: Mulheres, Juventude, LGBT, e o de Combate ao Racismo e Xenofobia.
 
Na pauta do Comitê de Mulheres, com mais de 15 lideranças femininas de diversas áreas do setor público, foram debatidas a ratificação da Convenção 190 no Brasil, que trata sobre a violência de gênero nos locais de trabalho; Pequim + 25 da OIT; a violência institucional e seus impactos psíquicos; a reforma administrativa; as atividades das mulheres na pandemia; a conjuntura política,  entre outros assuntos.

  

Katia Rodrigues

 
“Precisamos retomar as reuniões deste comitê de mulheres da ISP Brasil, com um intervalo mínimo a cada três meses, devido a sua importância. Cada Estado têm suas peculiaridades, e precisamos enfrentar as dificuldades das mulheres com ações. Relevante observarmos os prejuízos que impuseram à categoria dos trabalhadores dos Correios. Tiraram mais de 50 cláusulas conquistadas por anos em sua convenção coletiva. Também neste caso, as mulheres foram e sempre acabam sendo as mais prejudicadas, com a retirada abrupta de direitos importantes como o auxílio creche e a redução do auxílio maternidade de 180 para 120 dias. Nós precisamos apoiar essas lutas, assim como tantas outras”, provocou Kátia.
 
Ainda na oportunidade do evento, o palestrante Fausto Augusto Jr, Coordenador Técnico do Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos; e Paulo César Ramos, Sociólogo e Doutorando em Sociologia e Coordenador do Projeto Reconexão Periferias da Fundação Perseu Abramo, apresentam o tema:  “Relações do trabalho e organização sindical no setor privado e público em tempos de autoritarismo”.
 
“A defesa dos direitos sociais precisa ser incentivada  pelo movimento sindical. Trabalhadores cada vez mais espalhados nas bases, sem estabilidade e contratos intermitentes, formam uma realidade que não podemos deixar de dar importância: a opinião pública x opinião publicada. Ambas são bem diferentes. Ressalto como indispensável não dividir trabalhadores por categorias, tal como ocorre com os que se encontram nas periferias e no trabalho informal. Temos  lutar pelo todo, este é o nosso grande desafio”, enfatizou Fausto.
 
A Presidente do Dieese, Maria Aparecida Godoy de Faria,  apresentou o funcionamento da Calculadora da Saúde; as atividades da instituição em tempos  de pandemia e, por Gabriel Casnati – Coordenador de Relações Internacionais, a Campanha por Justiça Fiscal da ISP, com  maior foco  no trabalho setorial e uma abordagem específica nos setores, e a luta internacional da ISP por uma reforma tributária justa e solidária.
 
As entidades filiadas apresentaram suas ações do período, e seus planos pós pandemia:  “Nós da Fessp-Esp,  assim como na CSPB, estamos reestruturando o departamento de comunicações de ambas entidades. Foi por meio desta ferramenta que conseguimos chegar mais próximos de nossas bases, mesmo no momento  mais crítico da pandemia. Firmamos uma parceria importante com a empresa  Sindicatos OnLine na qual realizamos assembleias virtuais  e palestras semanais relevantes para a categoria e dirigentes sindicais. Estamos atuando em algumas frentes como o MAS – Movimento Acorda Sociedade, sendo esta uma organização suprapartidária, focada nos assuntos de defesa dos serviços e servidores públicos. Estamos na coordenação da FPDSP – Frente Paulista em Defesa dos Serviços Públicos, onde realizamos reuniões semanais e tuitaços contra o PL 529 em defesa do serviço público. Participamos de atos presenciais na ALESP e seguimos engajados na Campanha #600 Pelo Brasil junto às centrais sindicais. Iremos atuar firmemente na construção do  Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma Administrativa” , relatou Kátia”.
 
Nas considerações finais, Jocélio e Denise agradecem a participação de todos no SUBRAC Brasil 2020 e apontaram as propostas e ponderações para o Plano de Ação Sub regional: “ O objetivo da ISP é mostrar a luta dos serviços públicos em uma agenda internacional. A agenda de privatização neste próximo período será muito intensa. O movimento sindical precisa entrar na briga, defendendo os setores, como a exemplo do setor de águas. Estaremos atentos e  ainda mais unidos em parcerias como a CSA e a CLATE para o enfrentamento junto as nossas filiadas”, concluiu Jocélio.
 
 

* Kátia Rodrigues é  Diretora de Assuntos da Mulher, Gênero e Juventude do Sispesp; Fessp-Esp; CSPB e NCST-SP
 
 

 
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *