MULHER

Diretora da Fessp-Esp participa de debates em congresso internacional

Por : Inês Ferreira, jornalista

A Diretora de Assuntos da Mulher, Gênero e Juventude da Fessp-Esp, Katia Rodrigues participou nos dias 29 e 30 de agosto dos debates do 5º Congresso Internacional de Ciência do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde: acidentes, adoecimentos e sofrimentos do mundo do trabalho. Kátia também é diretora da Nova Central e da CSPB.
Os debates reuniram sociólogos, professores universitários, jornalistas, entre outros profissionais, entre 27 e 31 de agosto, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, Largo São Francisco, centro de São Paulo.
Segundo ela, no dia 29, o debate sobre a Reforma Trabalhista mostrou as consequências desastrosas que a reforma trouxe para milhares de trabalhadores, principalmente funcionários de sindicatos que foram demitidos por causa do fim da contribuição sindical. O desemprego atingiu milhares de trabalhadores que exerciam funções específicas nas entidades, alguns com anos de trabalho e que agora têm mais dificuldades de serem recolocados no mercado de trabalho.
Sobre o debate sobre o tema “Resistência, arte e o poder dos meios de comunicação”, ela disse que eles evidenciaram a importância da informação e da comunicação para contrapor a grande mídia e construir um novo pensamento entre os trabalhadores. A comunicação é a principal ferramenta de resistência das entidades que trabalham na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Durante esses dois debates Katia fez dois questionamentos. O primeiro para o jornalista Bruno Turra, jornalista ex-Mídia Ninja, que trabalha no Estúdio Fluxo e é editor chefe do Greg News. Katia perguntou ao jornalista qual a opinião dele sobre o comércio eletrônico desenfreado, presente nos veículos de comunicação e a repercussão na vida das pessoas do bombardeamento de propaganda e o fluxo de dados de quem as acessa pelo mundo.
Outro questionamento feito pela diretora foi direcionado a Eliane Caffé, psicóloga, escritora e cineasta.
“Gostaria de saber o que a você acha da dependência, do vício, em redes sociais, principalmente de mulheres que não trabalham fora. Sabemos que estas mulheres tem um comportamento diferenciado – elas fazem o trabalho doméstico e depois ocupam o tempo vago assistindo tv ou nas redes sociais. Elas também viraram alvos fáceis de golpistas, se tornaram dependentes das redes sociais, são acometidas pela depressão e vivem numa espécie de bolha”.
A diretora foi aplaudida pelos participantes por causa dos questionamentos bem elaborados.
No dia, 30, Katia participou das palestras sobre “ A previdência Social que queremos”. Entre as palestrantes estava a auditora fiscal e responsável pela Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli.
Congresso
A promoção do evento foi da Fundacentro, órgão ligado ao Ministério do Trabalho, que tem como objetivo produzir e difundir conhecimento sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente, para fomentar, entre os parceiros sociais, a incorporação do tema na elaboração e gestão de políticas que visem o desenvolvimento sustentável com crescimento econômico, promoção da equidade social e proteção do meio ambiente.
O objetivo do congresso foi reunir pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas referentes ao mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente, bem como possibilidades de atuação em diferentes frentes e áreas, possibilitando a integração dos diversos movimentos em defesa dos direitos humanos e sociais.
Os públicos alvos do evento foram profissionais, militantes, ativistas e estudantes das áreas do Direito, da Saúde, do Trabalho, da Sociologia, da Economia, do Meio Ambiente e das Comunicações, os organizadores esperam receber um grupo considerável de participantes.
A coordenação técnica é de Maria Maeno, Daniela Sanches Tavares, Cristiane Queiróz e Cristiane Reimberg Maximiliano Garcez – Abras e Jorge Luiz Souto Maior – Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *