MULHERNOTÍCIAS

Dirigente Fessp-Esp é eleita diretora da CLATE

A diretora de Assuntos da Mulher da Fessp-Esp e do Sispesp, Kátia Rodrigues, é a nova secretária de Gênero e Diversidade da Confederação Latino Americano e do Caribe dos Trabalhadores Estatais (CLATE) para gestão  2021-2025.  

A eleição aconteceu no XIII Congresso da CLATE realizado dias 25 e 26 de outubro por videoconferência, que contou com a participação ativa de delegados de 18 países da América Latina e Caribe, representando 5 milhões de trabalhadores do Setor Público.

Em sua fala, Kátia relatou  sobre as  perdas sofridas pelas mulheres trabalhadoras brasileiras  intensificadas pela pandemia da Covid-19. “Desde a saída da Presidente Dilma Roussef e com a entrada do governo Temer, as mulheres no Brasil têm sofrido perdas, e sentindo os impactos em suas vidas, não somente psicológicas mas   financeiras, principalmente após a aprovação da Reforma Trabalhista, o negacionismo do atual governo, no qual resultou em  mais de 606 mil mortes,  o racismo, a LGBTfobia, e a xenofobia principalmente entre os povos originários aflorou a politica do ódio nas pessoas”.

Por fim, a dirigente reforçou a disposição de luta das mulheres brasileiras. “Continuamos na luta, participando de mobilizações e atos junto aos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais contra este governo genocida, lutamos pela ratificação da Convenção 190 da OIT que trata sobre a violência e assédio nos locais de trabalho, e neste mês de novembro as mulheres estarão novamente nas ruas em protestos pelo País com os “16 dias de ativismo”, pelo Fim da violência contra as mulheres”,assegurou ela. 

O evento, que reuniu mais de 150 delegados, começou com as palavras do presidente reeleito Julio Fuentes , que fez um percurso histórico pelas ações desenvolvidas pelo CLATE.

Em seu discurso, Julio Fuentes, que preside a ATE da Argentina, lembrou o compromisso assumido há quatro anos de representar os mais de 5 milhões de servidores em organismos internacionais. “Assim conseguimos o direito à representação na Organização Internacional do Trabalho e trazer nossa voz, tanto lá quanto para outras organizações, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos”, afirmou.

João Domingos Gomes Dos Santos, presidente da CSPB, eleito 1º vice-presidente, afirmou “os desafios da Confederação para o novo mandato: reconstruir um Estado, uma forma de trabalhar a atividade sindical e as relações laborais”.

O Congresso foi saudado pelo Papa Francisco , que por meio de carta destacou o trabalho de todos aqueles que “todos os dias servem o povo das instituições públicas, fazendo a sua parte para construir uma vida mais fraterna. sociedade justa e acolhedora”.

No encerramento, foi apresentado um vídeo em homenagem aos trabalhadores do Setor Público e seu trabalho durante a pandemia.

Com informações da CLATE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *