MULHER

Diretoria da Mulher da Fessp-Esp realiza evento Outubro Rosa

Com o tema “Mais mulheres com saúde, mais mulheres na política”, evento reuniu 45 mulheres de 23 entidades.


A Diretora de Assuntos da Mulher, Gênero e Juventude da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp, da Confederação Dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB e da Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo – NCST/SP, Katia Rodrigues, realizou, na última quinta-feira (25/10), evento em comemoração ao Outubro Rosa com o tema: “ Mais mulheres com saúde, mais mulheres na política”, na sede da federação, em São Paulo.

 Na mesa de abertura, a Diretora de Mulheres, Katia Rodrigues; Isis Garcia Salvestro (UDEMO); Cristina Helena Silva Gomes (CSPB/SPMI); Jacira Costa Silva (Sindsemp), Luciana Juliano Guimarães (Sispesp); e o Presidente da Fessp-Esp, Lineu Neves Mazano.  O líder sindical abriu o evento saudando as participantes, destacando a relevância dos temas e a luta que as mulheres travam no seu dia a dia. Mazano reforçou a ausência do poder público perante as dificuldades que sofrem com a falta de uma assistência adequada.
 Na primeira palestra “Do rastreamento ao câncer de mama” e o “Projeto Mulheres de Peito” foram apresentados por Eliana Tenório, enfermeira articuladora da Saúde da Mulher do DRS1 – Departamento Regional da Secretaria de Saúde da Região I de São Paulo; destacando a relevância de identificar lesões em fases iniciais, a partir de sintomas ou sinais clínicos com rastreamento e diagnóstico precoce, facilitam reduzir a mortalidade por câncer de mama. A recomendação, segundo a palestrante, é que o exame clínico seja realizado por todas as mulheres a partir dos 40 anos; e a mamografia a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos de idade.

A palestrante Maria Aparecida da Silva, Diretora de Projetos ao Combate ao Assédio Moral do Siemaco e membro da ONG “Mães pela Diversidade”, que integra mães e pais com filhos (LGBT); elegeu o tema “ Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”. Aparecida abordou as dificuldades do público LGBT para ser inserido no mercado de trabalho; o preconceito na sociedade; a falta de legislação específica que garanta espaço, a este segmento, ainda dependente de iniciativas pontuais por parte das empresas. A palestrante denunciou que a transfobia faz com que 90% deste grupo social acaba, em algum momento da vida, recorrendo a prostituição de rua para sobreviver.
 No último painel “Mulheres na Política” palestraram Cidinha Raiz, psicóloga terapeuta, e candidata ao Senado Federal 2018; e Isabel Kaus, Diretora da Mulher do Sindicato dos Comerciários de SP e candidata a Deputada Estadual. Na oportunidade, relataram a experiência eleitoral como candidatas; suas avaliações sobre a cota das mulheres em cargos políticos; a qualidade e quantidade das mulheres eleitas em 2018 e o que esperar da nova composição da Assembleia Legislativa a partir de 2019.

“ O evento retrata o momento delicado que estamos vivendo. O movimento sindical se encontra com grandes dificuldades e, após as eleições, precisamos estar preparadas para lutar e conquistar, acreditando   na conscientização da mulher na política e na luta pela preservação direitos essenciais como saúde, educação e segurança. Precisamos, como dirigentes sindicais, de um mínimo de bagagem sobre como enfrentar esses temas. Temos o dever de multiplicar coonhecimento e informar nossas bases. Agradeço ao nosso presidente da Fessp-Esp, Lineu Mazzano, por todo apoio, confiança e liberdade em trabalhar nesta pasta na qual me orgulho em ser diretora; ao Sindsemp, Sinpcresp e NCST-SP que entraram com apoio ao evento; aos diretores e as nossas assistentes que, sem elas, não seria possível realizar este evento. Nossos sinceros agradecimentos, também, às companheiras participantes de diversas entidades e centrais sindicais, que atenderam a esta convocação de luta e conscientização”, concluiu Katia Rodrigues.
 

Fonte: da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *